top of page
Inês, a vegetariana
Gramas de chá

      Não é de hoje que os benefícios do chá são conhecidos por todo o mundo. Os tipos existentes provêm todos da mesma éspecie de planta, camellia sinensis, distinguindo-se entre si pelos processos de secagem e de oxidação. É considerado o único alimento sem contra indicações médicas e o seu consumo regular produz inumeros benefícios para o organismo.

     A Gramas de Chá é a loja nº 15 situada na rua Combatentes da Grande Guerra, nas Galerias Novabila, em Vila Real e é, sem dúvida, uma loja recomendada para os apreciadores de chá e para os que querem conhecer mais este mundo. Pedro Cleto, responsável pela loja, está sempre disponível para fornecer qualquer informação sobre qualquer tipo de produto e para fazer as recomendações mais acertadas, envolvendo-o em toda esta mística de sabores. A PEGADA provou alguns, como o de framboesa romã, o chá preto chai puro, o don caramelo, chá de natal, índia dourada, kiwi e maçã, entre outros, e anseia provar muitos mais. Em todos eles é possível ver a planta do chá, bem como os diversos ingredientes bem distintos a olho nú. Existem combinações para todos os gostos. Os dois que a PEGADA coloca no topo da lista são o de framboesa romã e o chá de natal, ideias para serem tomados precisamente em alturas diferentes. O primeiro tem um aroma a frutos, doce por si só, um chá fresco, ideal para um dia de sol e para apreciar tudo o que a Natureza tem de bom. Os seus ingredientes são rooibos, flores de malva, groselhas liofilizadas e arilos de romã e é ideal para tomar numa tarde especial. O segundo, o chá de natal, remete-nos para aqueles dias frios, junto à lareira a ver a chuva bater no vidro. É uma marca registada da Gramas de Chá. Os ingredientes são rooibos, paus de canela, cracknel (açúcar, avelã, açúcar invertido), amêndoas fatiadas, fatias de laranja e pimenta rosa. O aroma é fantástico, deixando prevalecer o sabor das amêndoas e das avelãs, doce no seu estado natural. Perfeito a qualquer altura para relembrar o Natal.

     Na loja podem encontrar os chás e todo o tipo de acessórios relacionados, assim como algumas variedades de café para os apreciadores. Para mais informações podem recorrer à página de facebook da loja: facebook.com/gramasdecha

 

 

Jessica Rocha

  Inês Agudo é vegetariana há três anos e diz sentir-se muito feliz com essa opção de vida. “Comecei a ver uns documentários sobre o modo como os animais eram tratados. Logo percebi que tinha deixar de pactuar de uma certa forma com aquele tipo de chacina”. Agora sinto-me bem comigo própria”.                                                                                                            Relativamente ao tipo de alimentação que hoje em dia consome, a amante de gatos afirma que “é bastante saborosa”. “ Posso fazer pratos muito diversificados. As pessoas pensam que nós vegetarianos, só comemos saladas e isso não é verdade.”                                                                    Quando é convidada para jantares entre amigos, há sempre um prato alternativo sem carne. “Normalmente as pessoas têm receio de se tornarem vegetarianas, porque acham que vão deixar de ser convidados para jantares de amigos, ou seja perder a vida social que tinham. Pode acontecer, mas se realmente forem bons amigos, vão ter sempre o cuidado de fazer outro prato sem carne. Talvez não muito elaborado, mas o que conta é intenção”, contou a estudante de engenharia informática, de 23 anos, que nos revelou ser a lasanha de legumes o seu prato favorito.                                                                                                                        Sou feliz com esta minha escolha. Sinto-me leve e mais conectada com a natureza. Devemos respeitar o ser mais ínfimo”, rematou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Soraya Meyer

      Nos dias de hoje é do conhecimento comum que uma alimentação saudável tem inúmeros benefícios nas nossas vidas. Nós somos precisamente o que comemos. Todos os alimentos que consumimos diariamente influênciam diretamente o nosso organismo, o que irá influênciar o estado nosso organismo, a nossa energia, o estado de espírito, e a forma como reagimos aos diversos estímulos externos diariamente. Para vivermos bem e em equilíbrio precisamos de ter especial atenção com a alimentação.

        Hoje falamo-vos de uma dieta vegetariana. Um vegetariano é alguém que elimina o consumo de todo o tipo de carne e peixe por diferentes motivos. Entre eles, podemos referir questões de saúde, meio ambiente, a questão animal, ou por questões religiosas. O mundo vegetariano pode ser repartido em: ovo-lacto-vegetarianos, que são os que consomem ovos, leite e derivados; os lacto-vegetarianos, que consomem leite e derivados mas não consomem ovos; e os vegans que não consomem nenhum produto de origem animal. Atualmente, está comprovado que existem vários benefícios neste tipo de dieta como a facilidade no controlo do peso por ser uma dieta isente de gordura animal e para o aumento das fibras presentes nas leguminosas; a redução do risco de doenças do coração por ser uma dieta isenta de colesterol; redução do risco de desenvolver cancro devido aos legumes e frutas serem ricos em vitaminas e minerais; e um aumento de energia e consequentemente boa disposição. É importante ter em conta que o método de confeção das refeições é extremamente importante para que a dieta seja saudável, pois não basta ser-se vegetariano é necessário que a confeção seja a mais correta.

      A PEGADA deixa-vos algumas sugestões provadas e aprovadas, ideais para a época de Verão:


 

Salada de Cenoura com Ricota Temperada e Lentilhas

Ingredientes:

•1 cenoura ralada
•5 colheres(sopa) de lentilhas cozidas al dente
•queijo ricota
•2 colheres (sopa) de azeitona picada
•Salsa fresca e picada
•Vinagre balsâmico a gosto
•Azeite a gosto
•Pimenta a gosto
•2 colheres (sopa) de leite 
•Sal a gosto

Preparação:
Amasse bem a ricota e tempere com azeite,sal epimenta. O leite reserve por 15 minutos para pegar o tempero.Acrescente a cenoura, as lentilhas, as azeitonas, a salsa e tempere tudo com vinagre balsâmico,azeite pimenta e sal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Guacamole

 

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro (ou 2 consoante o tamanho ou a quantidade que pretenda servir)

  • 1 malagueta

  • 1 pimento padrão

  • 1 pimento vermelho

  • 1 cebola

  • 1 tomate

  • 1 limão

  • 1 dente de alho

  • coentros picadinhos q.b.

  • sal q.b.

  • pimenta preta moída q.b

 

Preparação:

Retire a polpa do abacate e rale com um garfo. Adicione o sumo de limão a gosto. Triture todos os vegetais. Vá adicionando os coentros picadinhos, junte os restantes temperos e misture tudo. Perfeito para servir com Tortillas de milho.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jessica Rocha

Nutri  e naturoterapia
Alimentação saudável/ Receitas vegetarianas
bottom of page